Estações do ano, Rega
7 dicas para evitar danos à sua orquídea no calor
Está quente, né? Pois é. E como está sua orquídea no calor?
O calor que faz no verão do Brasil, na maior parte do país, pode ser uma “faca de dois gumes”. Por um lado, o clima é agradável para aproveitar a praia, a piscina, e ficar à sombra das árvores na rede, indolente, aproveitando as férias! Por outro, trabalhar ou realizar as tarefas do dia a dia com aquele sol na testa pode ser um problema e nos cansar demais!
Esse mesmo calor também pode ser ruim para as plantas, especialmente as orquídeas! Afinal, nós sabemos que as orquídeas Phalaenopsis, apesar de serem originárias de florestas tropicais, preferem a sombra das árvores e uma temperatura menos intensa, típica da mata fechada (é onde elas se desenvolveram primeiro).
Se você quer evitar danos à sua orquídea no calor, confira algumas dicas!
1- Na sala com ar condicionado
Se você tem ar condicionado na sua sala, talvez sua Phalaenopsis goste de passar os dias mais quentes longe da área do jardim! Talvez você tenha que aumentar um pouco a rega devido ao ar mais seco do ambiente, mas ela certamente vai gostar de fugir daquelas tardes de calorão.
2- Mude o local no horário mais quente
A gente já sabe que a orquídea não deve tomar sol. Mas quando o verão está escaldante, é comum que a área coberta fique realmente quente durante a tarde, e depois volte a ficar com temperatura amena no fim do dia. Que tal remover o vaso de orquídea apenas neste horário? Assim você contribui para evitar aquelas manchinhas pretas de muita luz do sol, que costumam dar nas folhas.
4- Aumente as regas
Não tem jeito: no calor intenso, o aumento da frequência de regas é fundamental. Aproveite para molhar as folhas e deixar o vaso bem “fresquinho”. Assim você evita que a temperatura muito alta seja danosa à sua Phalaenopsis.
5- Ventilador
Se o ar condicionado não é uma realidade na sua casa, que tal aproveitar o ventilador para deixar o ambiente mais fresco? Talvez o vento “em cima” da orquídea não seja uma boa ideia, mas um ventinho de longe e menos intenso certamente vai espantar aquela bolha de calor que fica na área da churrasqueira ou outros espaços comuns das orquídeas Phalaenopsis.
6- Use pedras!
Se a ideia é colaborar com a umidade da sua orquídea, você pode pegar um pratinho com cascalho ou outras pedras e colocar embaixo do vaso. Com isso, a sua orquídea vai manter um pouco de umidade próxima do substrato, mas sem ter contato direto com a água (já que, como você bem sabe, isso é proibido nas Phalaenopsis).
7- Esfagno
Para manter a umidade e a “refrescância” da sua orquídea Phalaenopsis, você pode colocar um esfagno no topo do vaso, bem acima do substrato de cascas de pinus ou outros tipos (pedra brita, etc). Esse musgo vai ajudar a manter a umidade da rega por mais tempo, evitando o superaquecimento da sua querida.
Só assim para cuidar da orquídea no calor!
Blog Kolibri
Acompanhe aqui dicas, recomendações, curiosidades e matérias sobre plantas e orquídeas.
Como cultivar a orquídea borboleta?
Vai cultivar a orquídea borboleta? Conhecida pelo nome oficial de Phalaenopsis, a orquídea borboleta é chamada assim. VEJA DICAS:
Como escolher uma orquídea de presente
Fim de ano? Festa da firma? Confraternização? Encontro da família? Que tal dar uma orquídea de presente? São muitos os eventos que as pessoas...
Como cuidar da orquídea borboleta no fim do ano
Também conhecida como orquídea borboleta, a orquídea Phalaenopsis é bastante procurada no período de fim de ano, como os meses de novembro e dezembro....