Cuidados ao replantar sua orquídea na árvore

Você já replantou orquídea na árvore, certo?

Nós já ensinamos a fazer isso aqui no nosso blog, e ainda publicamos um vídeo!

Mesmo assim, é comum que algumas pessoas tenham receio em replantar orquídeas em árvores, especialmente as Phalaenopsis, ou que tenham feito isso e perdido suas flores! Isso pode acontecer, então decidimos listar alguns cuidados importantes ao replantar sua orquídea na árvore!

 

1- Tenha um substrato

Diferente de algumas espécies, as Phalaenopsis possuem raízes que demoram mais para se apegar às árvores. As Cattleyas, por exemplo, grudam na árvore com muita facilidade, mas isso não ocorre com as “Phales”. Por isso, é importante utilizar algum esfagno ou outro tipo de substrato. Algumas pessoas até adaptam meio vaso para amarrar à árvore e garantir que ela terá o substrato. Se não for colocar nenhum substrato, então garanta que as raízes estarão bem amarradas à árvore, e regue-as com mais frequência.

coisas que você não sabia sobre as raízes da Phalaenopsis

 

2- Capriche no fertilizante

Ao replantar sua orquídea na árvore, é importante garantir bons adubos ou fertilizantes para ela! Afinal, vai demorar um tempo para que ela se adapte, e os nutrientes serão importantes para mantê-la saudável!

 

3- Deixe as folhas bem alinhadas

Muitas pessoas, na ânsia de deixar a orquídea inclinada, acabam por permitir que as folhas fiquem caídas, voltadas para baixo. Por isso, é importante encontrar um ponto do tronco em que as folhas possam ficar levemente inclinadas para cima, ou quem sabe totalmente voltadas para cima. Só assim elas vão captar a luminosidade necessária… só não vale deixá-la pegando muito sol!