Pragas e doenças

Cochonilha na orquídea – o que fazer?

Você já viu surgir cochonilha na orquídea Phalaenopsis? Esses bichinhos brancos são insetos que pertencem à família Coccoidea, também conhecida como “insetos-escama”. As cochonilhas se tornaram pragas muito comuns, pois são pequenos parasitas que se alimentam da seiva das plantas em geral (e as orquídeas definitivamente estão nesta lista). Elas perfuram a superfície das folhas, caules e flores para sugar a seiva repleta de nutrientes.

Existem diferentes espécies de cochonilhas: algumas têm aparência de pequenas conchas ou escamas, e outras surgem mais alongadas e com um revestimento ceroso.

Geralmente, dá para identificar as cochonilhas só de olhar atentamente para as plantas, pois são insetos muito pequeninos, mas ainda visíveis a olho nu. Procure observar manchas brancas ou marrons na sua planta, e você vai conseguir identificar!

Tem cochonilha na orquídea em sua casa? Confira algumas formas de combate-las:

1- Primeiro, isole as orquídeas infestadas para evitar que a praga se espalhe para outras plantas. Você pode separar um espaço para que as plantas afetadas fiquem em quarentena, longe de outras plantas saudáveis.

2- Remova com as mãos! Você pode tentar remover as cochonilhas das orquídeas usando as mãos (coloque uma luva, se for o caso), ou utilizando um pedaço de papel, uma escova de cerdas macias ou até mesmo um cotonete embebido em álcool isopropílico (ou seja, não pode usar o álcool 70%!). Faça tudo com cuidado para não machucar a planta.

3- Borrife água com sabão. É possível vencer as cochonilhas borrifando água misturada com algumas gotas de detergente suave. O sabão ajuda a sufocar os insetos, e não afeta a orquídea, desde que você enxágue bem a planta após o uso.

4- Aplique inseticidas e óleos hortícolas. Se você não conseguir se livrar dessa praga tão chata das formas mais simples, a solução que resta é aplicar óleo de nim ou de hortelã-pimenta, diluindo-os em água aplicando com um borrifador. Se for mais fácil, você pode aplicar inseticidas próprios que são vendidos em lojas de jardinagem – sempre seguindo as orientações contidas na embalagem!

Depois, é só ficar de olho para que não volte a ter cochonilha na orquídea! Espere alguns dias até remover a planta da quarentena: é importante voltar o vaso para o local de sempre somente quando você tiver certeza da ausência da praga!