Pragas e doenças

Como fazer chá de louro

Que tal fazer chá de louro? O louro, novo produto do Sítio Kolibri, é uma planta que pode ser usada tanto para fins medicinais quanto para fins gastronômicos, sem contar que ela também pode ser uma planta ornamental! O nome oficial da espécie é Laurus nobilis. Na culinária, o louro tem o poder de dar sabor e aroma às refeições. Já na medicina, o louro auxilia no tratamento de infecções, problemas digestivos, e até mesmo ansiedade e estresse!

Seja na forma fresca ou desidratada, o louro possui taninos, linalol, flavonoides, alcaloides e outros componentes com alto poder de cura! As propriedades do louro são diuréticas, antioxidantes, anti-inflamatórias, entre outras.

Uma das melhores formas de consumir o louro para fins medicinais é em forma de chá!

Mas, como é melhor fazer chá de louro?

Vamos a algumas etapas importantes para entender a melhor forma de fazer chá:

1- Escolha entre a folha fresca ou seca

É possível fazer chá de louro com folhas frescas ou com a folha seca. As folhas frescas podem trazer um sabor diferente e mais forte.

2- Se for secar as folhas…

Se a opção for secar as folhas de louro, você pode deixa-las no sol por alguns dias, ou acelerar o processo colocando-as no forno preaquecido a 75 graus em uma bandeja forrada com papel toalha por 15 a 30 minutos.

3- Chá com folhas verdes e frescas

Se for para fazer chá com folhas frescas, ferva a água já com as folhas picadas dentro dela. Assim que a água estiver fervendo, desligue o fogo e deixe a água parada por 3 minutos. Em seguida, é só coar e beber o chá!

4- Chá com folhas secas

No caso de folhas secas, você pode colocar a água fervida diretamente na xícara com as folhas secas lá dentro! Depois, basta coar o chá. Se preferir, utilize bules com coador para separar as folhas da infusão.

São muitos os benefícios do Louro, e o chá é sempre uma das melhores formas de obtê-los!