Raiz, Rega
Orquídeas com raízes secas: e agora? (o item 3 vai te surpreender)
Você foi observar suas Phalaenopsis e viu orquídeas com raízes secas? Não se desespere! Se as raízes da sua orquídea Phalaenopsis estão secas, você pode tomar algumas medidas para revitalizá-las.
Vamos combater as orquídeas com raízes secas? Confira alguns cuidados:
1- Verifique a umidade:
Suas orquídeas estão em um ambiente muito seco? No Brasil, algumas regiões podem sofrer com a falta de umidade (como no centro-oeste ou no interior do nordeste) ou o excesso de umidade (como o norte ou algumas cidades litorâneas): nesses lugares, o ambiente interno da casa pode ser melhor, já que as orquídeas Phalaenopsis geralmente preferem um ambiente com umidade moderada.
2- Rega adequada:
Uma boa irrigação é fundamental para a saúde das raízes. Se você tem orquídeas com raízes secas, saiba que as Phalaenopsis vão gostar muito mais de esperar que o substrato fique quase seco (mas não completamente) antes da rega seguinte. Além disso, é claro, evite encharcar as raízes, pois isso pode levar à decomposição.
3- ITEM MAIS SURPREENDENTE – Mergulho em água:
As raízes estão muito secas, mesmo?? Então você pode mergulhar toda a planta em água por alguns minutos, pois isso ajuda a reidratar as raízes. Aplique fertilizantes na água, se quiser contribuir para seu desenvolvimento ainda mais! É importante não deixar a orquídea na água por muito tempo, pois o excesso de umidade pode levar ao apodrecimento das raízes. Deixe por cerca de 30 minutos, não mais que uma hora.
4- Você pode mudar o substrato:
O substrato da orquídea deve ser bem drenado. É fundamental que a água escorra bem… mas se você tem uma orquídea com raízes secas, talvez seja uma boa ideia aplicar um musgo esfagno ou outro substrato que acumule um pouco mais de umidade: isso pode contribuir para a melhor hidratação da orquídea.
5- Aumente a umidade ao redor da planta:
Que tal colocar a orquídea Phalaenopsis em um prato com pedras úmidas ou usar um umidificador próximo à planta? Especialmente se você estiver em uma região muito seca, essa medida pode ajudar a aumentar a umidade ao redor das raízes.
Ah, e lembre-se: a recuperação das raízes pode levar algum tempo. Observe a planta regularmente e ajuste as condições conforme necessário: pode ser que, após uma boa recuperação, ela possa ir a um ambiente mais seco, ou até mudar de substrato. O importante é ficar atento ao seu desenvolvimento.
Blog Kolibri
Acompanhe aqui dicas, recomendações, curiosidades e matérias sobre plantas e orquídeas.
Onde comprar orquídea azul?
Essa é uma pergunta que recebemos muito: “onde comprar orquídea azul?” Afinal, as pessoas veem orquídeas azuis e querem uma para elas.
Orquídea no verão: como cuidar
Cuidar de orquídeas no verão pode ser um desafio, especialmente porque sofrem com a temperatura e especialmente com o sol forte. Saiba mais:
Qual a orquídea mais famosa?
Como existem orquídeas de inúmeras espécies diferentes e tipos, fica aquela pergunta: qual é a orquídea mais famosa? Veja a resposta!