Raiz

Raízes de Phalaenopsis secas: devo cortar?

Nós sempre falamos sobre raízes de Phalaenopsis aqui no blog. Elas costumam ser uma questão porque muita gente se incomoda com as famosas “raízes aéreas”, aquelas raízes que crescem para os lados e para fora do vaso.

Vamos entender um pouco melhor sobre elas! Assim você saberá se deve cortar as raízes de Phalaenopsis.

O que são as raízes aéreas?

Conforme já falamos por aqui, as raízes aéreas são tipos de raízes desenvolvidas para absorver umidade e nutrientes do ar. As raízes aéreas costumam ser acinzentadas (ou branquinhas) e têm as pontas verdinhas ou vermelhinhas: o ideal é deixa-las da forma como elas surgem: para os lados, para cima e para fora do vaso! Aprecie a beleza delas.

Não corte as raízes de Phalaenopsis aéreas que estão saudáveis! Você pode interferir no crescimento da sua orquídea.

Corte apenas as raízes mortas

Se a sua orquídea estiver há muito tempo com você, é provável que ela tenha raízes apodrecidas e mortas. Você verá que as raízes mortas ficam secas e têm coloração marrom.

Sim! Você pode cortar as raízes de Phalaenopsis mortas!

Mas cuidado.

Utilize uma tesoura esterilizada e evite cortar raízes saudáveis. Ou seja: é melhor deixar um pouquinho de raiz morta do que arriscar cortar a parte saudável. Como dizem por aí: o seguro morreu de velho! Assim você evita problemas com a possibilidade de infecções nos cortes, e garante a saúde da sua orquídea.