Dicas básicas, Sinais de alerta

Como verificar se a orquídea está saudável

Muita gente ainda tem dúvidas de como identificar se uma orquídea está saudável. E você? Sabe observar todos os itens relacionados a isso?

Vem com a gente, que agora é hora de entender passo a passo como verificar se a sua orquídea está saudável de verdade!

1- Observe as folhas!

O tom de verde da sua Phalaenopsis deve estar bem vivo, semelhante ao verde da folha de alface. Se as folhas estão “puxando para o amarelo”, é bem possível que elas estejam com poucos nutrientes ou foram regadas demais. E se o verde estiver muito escuro, é porque ela precisa de mais luminosidade!

Ah, e repare na textura: se a orquídea está saudável, suas folhas devem ser lisas. Claro que é comum ter algumas manchinhas de sol de vez em quando. Mas fique atento! Manchas circulares com tons de marrom ou anéis avermelhados podem ser indicativos de doenças fúngicas!

2- Verifique a saúde das raízes:

As raízes saudáveis são verde-claras quando secas e verde-escuras quando molhadas! Se estiverem de cor marrom, por exemplo, fique atento e passe a regar mais! Caso estejam mais cinzentas, não se desespere: elas só estão mais “sequinhas” e pedindo por rega, mas continuam com um bom nível de saúde. Ah, e tem algumas variações de orquídeas que podem puxar para um tom roxo tanto nas folhas quanto nas raízes!

As raízes precisam ser firmes. Se estiverem muito molengas ou “crocantes”, é porque elas estão com muita hidratação, pouca luz e talvez até fungos. Repare também nas pontinhas das raízes, que devem ser verdinhas e ter uma aparência saudável. Além disso, se a planta estiver bem, ela vai sempre gerar novas raízes na base, ou seja, se renovando sempre!

3- Observe como estão as flores!

Deu florada nova? Provavelmente é indício de que a orquídea está saudável. Mesmo assim, verifique se elas têm cores vivas e vibrantes, se não estão murchando muito rapidamente, e se há novos botões que realmente dão flores, em vez de murcharem antes.

Medidas a serem tomadas:

Se você perceber que há muita ou pouca rega, adeque a frequência de regas da as planta! Depois, se achar que há muitas pragas atacando, aplique produtos fungicidas e pesticidas em geral para lutar contra as doenças que podem acabar com ela! Por fim, você pode usar uma tesoura e cortar as partes que estiverem muito doentes (como as folhas enrugadas e as raízes podres). Assim você poderá dizer: “minha orquídea está saudável”.