Replantio e Vaso ideal, Substrato

A verdade sobre o vaso transparente, a buchinha e o substrato

Tem muita gente que ainda insiste em dizer que a buchinha do meio do vaso de orquídeas faz mal, que “apodrece” as raízes, e que é preciso remover. Ainda tem muita gente acreditando que o vaso transparente deve ser mudado, ou que a orquídea deve ir para um substrato diferente.

Oras…

Se você compra qualquer outra planta na floricultura, ela não virá justamente no substrato ideal? Uma suculenta não vem na terra? Um girassol não vem em um vaso maior com terra vegetal? Um cacto não vem nas “pedrinhas” adequadas?

Então:

Por que seria diferente nas Phalaenopsis!

A verdade sobre o substrato é que você até pode mudar, mas as cascas de pinus são ótimas para as Phalaenopsis! Essa é uma regra que muda conforme o “gosto do freguês” (clique no link para entender).

E sabe o que mais?

Muita gente acha que precisa remover rapidamente o plug que tem no meio do vaso. Nós explicamos tudo sobre a famosa “buchinha” neste post do blog (clique aqui). No texto, falamos até sobre sua composição (spoiler: é coco em pó prensado).

O fato é que ela não tem relação nenhuma com a morte das orquídeas, e nem o apodrecimento das raízes: ela é muito pequena pra isso, e o máximo que pode acontecer é aquelas raízes na pontinha, que ficam lá dentro, acabarem bem molinhas.

Ah, e o vaso…

Os vasos do Sítio Kolibri são transparentes e nós defendemos que ele traz inúmeros benefícios (inclusive de visualizar as raízes e o substrato). Mas É CLARO que não é obrigatório ter sua orquídea em um vaso assim. Após algum tempo (e pode ser mais de 3 anos!), se você quiser mudar de vaso, não tem problema usar vasos opacos ou até de outros materiais, como cerâmica.