Tipos de vaso para orquídeas: vantagens e desvantagens

Você é do tipo que reflete muito antes de escolher os vasos para suas orquídeas Phalaenopsis, ou utiliza apenas o que está disponível? Muita gente não sabe, mas o vaso pode influenciar bastante no desenvolvimento das orquídeas!

 

O primeiro conhecimento que todos deveriam ter sobre vasos é o seguinte: ele nunca deve ser pequeno demais, já que as raízes precisam de espaço para crescer, mas também não é bom que seja muito grande, pois as raízes também precisam absorver a água. Confira os tipos de vaso:

 

1- Vaso de terracota

Os vasos de terracota costumam ser ótimas opções. Muitos deles possuem furos de drenagem apenas nos fundos, mas muitos podem ter furos de drenagem nas laterais. Caso haja furos laterais, tenha em mente que a evaporação será maior, portanto a rega poderá ter que ser mais frequente. É importante procurar pedras que sejam maiores que esses furos para que não passem por eles!

 

2- Vaso de plástico

Um fator para se atentar ao vaso de plástico é que ele costuma ser bastante leve. Por isso é importante que haja algum apoio ou que ele esteja em um local de onde não seja possível cair, já que ventos mais fortes podem derrubá-lo. Uma opção é valorizar os vasos de polietileno claros, pois eles levam mais luzes às raízes, o que pode ser bastante vantajoso para a saúde delas.

 

3- Cesto

Os cestos podem ser ótimos amigos das orquídeas com flores pendentes. As raízes que se alastram podem se sentir confortáveis em cestos, independentemente de serem de arame, de plástico, madeira, ou outros materiais. A vantagem de um cesto é que ele permite que o ar circule bastante em torno do substrato.

 

4- Terrário

Diferente dos vasos, os terrários vão garantir água em abundância para a sua planta, especialmente se forem fechados – quando você nunca mais precisará regar sua Phalaenopsis! Eles precisam contar com outras plantas e musgos na composição, e costumam ser muito bonitos!

Confira este vídeo da Carol Costa no Sítio Kolibri ensinando sobre rega e sobre como montar um lindo terrário: