Eventos do Setor, Turismo Relacionado

5 coisas para fazer se você for um apaixonado por orquídeas

Então você se apaixonou pelas orquídeas, certo? A gente sabe muito bem como é!

Cuidar de orquídeas é apaixonante e pode mudar a vida inteira de uma pessoa. Como todo hobby, ele pode trazer mais alegrias, combater tristezas, e ainda apresentar as pessoas a um mundo novo, repleto de amigos e atividades que mostrem a beleza da vida.

Mas se você acabou de se apaixonar pelas orquídeas e não sabe o que fazer para “viver essa paixão”, confira algumas dicas do que pode ser feito para dar vazão a esse novo prazer em sua vida.

1- Frequentar eventos

Existem eventos de jardinagem, palestras de cuidados, e até mesmo eventos online organizados por diferentes pessoas pela internet. Busque pelo que ocorre em sua região, e vá até os locais participar! Aqui em Holambra, onde fica o Sítio Kolibri, tem a Expoflora e o ENFLOR, por exemplo. E todos os cantos do Brasil você encontra dos eventos mais grandiosos aos mais simples e intimistas. Todos são oportunidades incríveis de conhecer pessoas, ver flores lindas e conhecer mais sobre orquídeas!

2- Perguntar para pessoas mais experientes

Não tenha medo nem vergonha de fazer perguntas para quem cuida de orquídeas há mais tempo. Você pode aproveitar os eventos e encontros para se informar com os orquidófilos mais experientes, mas também pode aproveitar as rede sociais para comentar ou mandar mensagens com as suas dúvidas. Com certeza você vai se enriquecer de conhecimento!

3- Variar nos tipos de cuidados

Existem cuidados que são variáveis com as orquídeas. Vai ter orquídea que vai pegar alguma praga (infelizmente), e vai haver aquela que vai ficar “inteirinha”. Algumas vão ter suas hastes secas, enquanto outras vão se manter verdes. Em algumas, você pode querer cortar as hastes logo após a florada, enquanto outras pode receber aquele corte acima do terceiro nódulo, como ensinamos diversas vezes. O segredo é aproveitar as formas diferentes de estimular as orquídeas para experimentar com as que você tem em casa!

4- Fazer perguntas no grupo e dividir informações

O Sítio Kolibri tem um grupo no Facebook. Lá, todos podem postar dúvidas, fotos de suas orquídeas e comentar com ajuda às dúvidas dos outros. Quem não sabe, pergunta. Quem sabe, ajuda. E assim todos trocam informações que podem ser úteis.

5- Visitar orquidários e parques

Que tal orientar suas próximas viagens com base em sua paixão por orquídeas? Já publicamos aqui no blog alguns textos com inúmeras dicas de passeios e viagens: clique para ver 7 lugares para visitar, ou os 15 jardins mais bonitos do mundo e as 9 dicas de passeios. Parques, orquidários e eventos relacionados estão entre os melhores locais para você que gosta de orquídeas, flores e natureza!