Origem e Histórias

8 de março: Dia Internacional da Mulher e as flores de presente

Uma das datas mais importantes para a venda de flores – e de orquídeas do Sítio Kolibri! – é o 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Muita gente não hesita em dar flores de presente para as mulheres em um ambiente de trabalho, ou para amigos, familiares e outras ocasiões.

Mas o que é o Dia Internacional da Mulher?

A data 8 de março foi oficializada pela ONU nos anos 1970, de forma a simbolizar a luta histórica das mulheres por igualdade de salários e condições iguais às dos homens. Ao longo dos anos, a luta foi ganhando novos objetivos, incluindo o combate ao machismo, ao feminicídio e a outras formas de violência.

Por que é no dia 8 de março?

Existem diversos acontecimentos históricos ou “mitos” relacionados ao dia 8 de março, que justificam o Dia Internacional da Mulher ser comemorado nesta data. O primeiro é uma história que se conta de 1857, quando 129 operárias teriam morrido em um incêndio que de uma fábrica de tecidos em Nova York, perpetrado pelo próprio dono. Neste caso, trata-se de uma história que não ocorreu, mas que representa a violência que era comum nas relações de trabalho da época.

Um incêndio real ocorreu em 25 de março de 1911, em Nova York, matando 125 mulheres e 21 homens que trabalhavam na fábrica têxtil. Além das péssimas instalações que levaram ao fogo, a fábrica estava trancada no momento, por isso tantas mortes ocorreram.

Muitas greves relacionadas aos movimentos operários na Europa passaram a ocorrer em março, incluindo o dia 8, sendo todo o movimento liderado majoritariamente por mulheres, que sempre foram maioria em fábricas têxteis, e ganharam mais notoriedade durante a 2ª Guerra Mundial, quando passaram a ocupar até mesmo cargos de homens, que eram enviados à frente de batalha.

Por que dar flores no dia 8 de março?

Ao longo dos anos, muitas pessoas passaram a usar a data para presentear mulheres. Há muitas que preferem não ganhar nada, visto que o dia representa uma luta que vai muito além dos mimos.

Para muitas pessoas, principalmente mulheres, resumir o Dia Internacional da Mulher a dar flores de presente é uma forma de “esvaziar” a data. Por isso, é importante que todos compreendam a importância do 8 de março e saibam que trata-se de uma data para lembrar de uma luta importante.

Dar flores de presente? Pode?

O mais importante da celebração do Dia Internacional da Mulher é o reconhecimento da luta por respeito, dignidade e condições iguais aos homens. Dar flores ser uma forma de acrescentar beleza e sorrisos a essa data. O problema é quando as flores não são acompanhadas da lembrança da importância do dia.

Além disso, é hipócrita dar flores em um dia e não valorizar a mulher depois. É por isso que sempre vale ressaltar: dê flores no Dia da Mulher, mas dê respeito e oportunidades iguais em todos os dias do ano.