Origem e Histórias

Como as orquídeas auxiliam na leitura e criatividade

Você sabia que o brasileiro está lendo cada vez menos? Infelizmente, é o que aponta a pesquisa Retratos da Leitura 2024, que indica que 53% dos brasileiros não tinham lido nenhum livro nos três meses anteriores (nem mesmo partes de um livro). É a primeira vez que o Brasil tem mais “não-leitores” do que leitores.

A pesquisa também apontou menos interesse dos brasileiros por bibliotecas, bem como influência das redes sociais nesses hábitos.

imagem gerada por inteligência artificial

Mas você sabia que as orquídeas auxiliam na leitura?

Todos nós sabemos que ler faz bem por diversos motivos: temos acesso a conhecimentos que não teríamos sem a leitura, acompanhamos histórias que enriquecem a alma e trazem emoções muito diferentes do que temos com filmes e histórias audiovisuais. Além disso, pessoas que leem têm mais criatividade, mais domínio da língua, mais palavras para expressar sentimentos e emoções, e ainda uma capacidade de concentração muito maior, já que a leitura é o oposto do uso das redes sociais, que nos deixam dispersos.

Como as orquídeas auxiliam na leitura:

A presença de orquídeas e flores em um ambiente estimula a criatividade e a paz. Ambientes com orquídeas podem aumentar a sensação de bem-estar e energias positivas (segundo estudos científicos, como o da Sociedade Americana de Ciência da Horticultura). E esse tipo de ambiente é preponderante para que as pessoas se sintam mais acolhidas para ler.

Portanto, se você quer ler mais e melhorar seu hábito de leitura (e ler é um esforço de viver e de estimular a empatia como poucas outras atividades), é uma ótima ideia ter orquídeas no ambiente!

Saiba algumas dicas para ler mais:

Estabeleça uma rotina diária de leitura, reservando um momento fixo no dia para ler, mesmo que seja apenas poucos minutos.

Tenha sempre um livro que você “está lendo”. Que tal levar seu livro (ou e-reader) na bolsa para enfrentar situações como filas e transporte público? Ele vai te ajudar a ter um dia menos estressante e com mais leitura.

Escolha livros que você realmente gosta, sem forçar a leitura de coisas que não te interessam apenas porque “todos estão lendo” ou “dizem que é chique ler este livro”. Depois, na hora de ler, procure se desconectar, sem a presença do smartphone ao lado, por exemplo.