Origem e Histórias

Dia da água: por que neste dia, e qual sua importância?

Em 22 de março, celebramos o Dia da Água. Criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas, a celebração visa ampliar a discussão sobre o tema, que é profundamente importante para o nosso planeta.

Mas, por que celebrar a água em um dia só para ela? E qual a importância deste líquido que usamos para regar nossas plantas, incluindo nossas orquídeas?

É sobre isso que vamos falar!

Quando criou a data para comemorar o Dia da Água, a ONU também publicou uma declaração sobre os direitos da água, que podem ser resumidas da seguinte forma:

1- A água faz parte do patrimônio do nosso planeta e é sua seiva.

2 – O processo de transformação em água potável demanda recursos limitados, exigindo a preservação dos seus ciclos para o equilíbrio do planeta.

3- Ela não é algo gratuito da natureza, mas algo com valor econômico: se ficar escassa, pode causar problemas a uma região inteira.

4- Sua utilização implica no respeito à lei, por isso ela não deve ser envenenada, poluída ou desperdiçada.

5- A gestão da água no mundo deve levar em consideração a distribuição desigual do recurso pelo planeta.

A água é fundamental para a vida na Terra. Foi nela que surgiram os seres vivos, e só sobreviveram em terra aqueles seres vivos que conseguiram alguma forma de obtê-la do meio ambiente. Nós, humanos, precisamos dela para beber, assim como todos os mamíferos, aves, répteis e outros. Anfíbios vivem parte da vida na água, e as plantas absorvem-na do solo (ou do substrato, no caso das orquídeas) por meio das raízes.

No nosso corpo, o líquido regula nossa temperatura, transporta substâncias para os órgãos e células, elimina substâncias tóxicas por meio da urina, e atua na proteção do nosso sistema, órgãos, etc.

Nas plantas, a água é fundamental para transportar nutrientes e minerais absorvidos pelas raízes, levando-os às plantas para que elas realizem a fotossíntese. Além disso, nas plantas, ela tem função nos processos de trocas gasosas e na proteção contra um possível superaquecimento das folhas.

Concluindo:

Podemos dizer que a água, por ser um elemento fundamental para nossa vida – e para a vida das nossas plantas – deve ser usada com cuidado e valorização.

Além de evitar o desperdício, algo que todos deveríamos saber há muito tempo, ela deve ser usada como um recurso que nos coloca em conexão com todos os outros seres vivos. Você precisa dela, e as suas orquídeas também!