Como as orquídeas podem ser ferramentas de trabalho social

Você já deve ter visto, aqui no site do Sítio Kolibri, as histórias da Edilene Neri e do César Kawamura. Eles encontraram nas orquídeas um meio de realizar algum trabalho social e assim mudar o mundo ao redor deles.

 

Essa possibilidade é real e simples: é possível utilizar o plantio de orquídeas e a possibilidade de conexão que elas trazem para realizar atividades sociais de interação entre as pessoas e a natureza. Pensando nisso, decidimos trazer algumas ideias para você implantar na sua comunidade!

 

1- Embelezar praças e locais públicos

Se tem uma praça, bosque ou parque perto da sua casa, você pode utilizar orquídeas para deixar os locais mais bonitos. Junte a sociedade do bairro ou algum outro grupo, ou apenas os amigos mais próximos, pegue as orquídeas que estão “sem lugar” nos jardins (ou consiga doações) e distribua as plantas pelas árvores. Fazer isso ajuda a ressignificar a relação das pessoas com o espaço público: elas passam a se sentir “donas” do lugar, a valorizar aquele espaço como algo que é delas, mas também é de todos. Como consequência, elas passam a processar o sentimento de comunidade em relação a todos que passam por ali.

 

2- Levar crianças para realizar o plantio

Já pensou em levar crianças, do bairro ou de alguma escola, para plantarem orquídeas? Pode ser na área da escola, ou em qualquer outro local próximo. Isso vai fazer com que elas também mudem sua relação com o espaço e enxerguem algo que elas mesmas fizeram por lá.

 

3- Chamar as crianças para atividades

Se a ideia for fazer algo no próprio quintal de casa, que tal chamar as crianças para participarem! Essa construção da relação delas com a natureza pode ser uma maneira muito eficiente de tirá-las da zona de conforto e mostrar algo diferente, além de estimular a relação delas com a natureza e reduzir o consumo de entretenimento eletrônico, que pode ser ruim se for utilizado em excesso!

 

4- Promover ação com idosos

Muitos espaços que servem de moradia para idosos são carentes de momentos de diversão! E muitos deles possuem algum tipo de jardim ou ambiente ao ar livre. Que tal juntar algumas pessoas e promover o plantio de mudas de orquídeas nestes locais, seja em vasos ou troncos de árvores? Ao fazer isso, você dá uma atividade aos idosos, permite que eles troquem energia com as plantas, e ainda os leva a um momento de reflexão e interação!

 

Essas ideias que demos aqui podem ser ótimas formas de utilizar as orquídeas como ponto de partida para ações sociais. Aproveite a sua paixão por essas lindas flores e faça algo que mude o mundo ao seu redor. É nas coisas simples que podemos transformar tudo para melhor!