7 coisas que você precisa saber sobre suculentas!

Você já deve ter se tornado fã das suculentas, né? Não tem como evitar: as plantas fáceis de cuidar e ideais para qualquer ambiente se tornaram o xodó dos apaixonados por plantas. Sem contar que existe uma infinidade de opções: só na linha LARIS, do Sítio Kolibri, já são quatro opções, e em breve teremos mais!

Para entender um pouco mais sobre as plantas suculentas, decidimos listar algumas coisas importantes sobre elas que você PRECISA entender. Só assim vai poder se apresentar como um apaixonado por suculentas!

Confira 7 coisas que você precisa saber sobre suculentas:

 

1- Elas não são todas iguais

Apesar de usarmos o termo “suculenta” para diversas plantas, o nome é mais um apelido carinhoso dado a diversos tipos e espécies. Portanto, não existe nenhuma família ou grupo de plantas chamadas de suculentas pelos cientistas. Trata-se apenas de um nome para generalizar plantas diferentes, e que muitas vezes precisam ser cuidadas de maneira diferente.

Othonna Capensis - Colar de Rubi

2- Armazenam água, mas precisam de rega

Muita gente acha que não precisa regar as suculentas. É claro que elas de fato armazenam água em suas folhas e necessitam de menos rega do que a maioria das plantas. Elas também sobrevivem mais tempo sem regas, mas isso não significa que devam ser esquecidas. Pelo contrário: é importante observar a terra do vaso sempre para regar ou não a plantinha!

 

3- Precisam de luz ou de sol, mas depende

Existem diversas formas de cuidar das suculentas de acordo com a espécie: algumas gostam de sol direto, outras preferem luz indireta, e algumas podem se adaptar em diferentes níveis. De fato, elas não vão gostar da sombra e dos locais mais “escurinhos” (como as orquídeas muitas vezes gostam). Por isso é importante checar a espécie de suculenta que você tem em casa e definir o melhor lugar para elas!

4- Elas se adaptam a diversos tipos de vaso!

As suculentas se adaptam aos diferentes tipos de vaso e podem crescer mais (ou menos) conforme o espaço que encontram para suas raízes! Por isso elas podem ser vasos grandes e carregados, ou aqueles pequeninos no escritório.

 

5- Pode podar, mas não precisa

A poda é opcional na maioria das suculentas. Cortar os excessos e evitar crescimentos desiguais pode ser uma opção, mas não é obrigatório. Você pode deixá-las crescer livremente.

 

6- Algumas dão flores

Diversas espécies de suculentas dão flores. Algumas dão flores pequenas, outras podem gerar flores maiores. Muitas vezes o surgimento de flores está atrelado a determinadas condições (como mais sol indireto), e quase sempre isso ocorre em períodos específicos, como a primavera ou o verão!

 

7- Fácil de cuidar não significa desleixo

Não é porque as suculentas se adaptam facilmente ou podem aguentar um cuidador mais “tranquilo” que elas não precisam de carinho e cuidado! Para que uma suculenta se dê bem, ela precisa de muita atenção, especialmente quando temos chuva alternando com tempo seco.