Louro

Óleo essencial de louro: como fazer

Você já deve imaginar o quanto o óleo essencial de louro é benéfico para sua saúde, né? Pois saiba que o óleo essencial de louro tem alto poder de combate às dores musculares e articulares. Isso porque ele conta com inúmeros componentes, como eugenol e sabineno. Com isso, o louro tem poder analgésico e anti-inflamatório se aplicado no local da dor, podendo ser usado como complemento a medicamentos para contusões, por exemplo!

Mas como podemos fazer óleo essencial de louro em casa? Confira a receita!

Ingredientes:

  • 30g de folhas de louro frescas
  • 1L de azeite de oliva extravirgem (ou azeite de amêndoas)
  • Vitamina E

Modo de preparo:

Para produzir o óleo essencial de louro, triture as folhas com um pilão até que saia todo o óleo delas. Você pode triturá-las com um mixer!

Misture as folhas trituradas e o azeite de oliva em um recipiente que possa ser hermeticamente fechado (como potes de biscoitos com tampa de pressão, entre outros). Deixe a mistura descansar por DUAS SEMANAS em local fresco e seco. Depois desse tempo, refaça o processo, triturando mais 30g de folhas e acrescentando à mistura por mais DUAS SEMANAS.

Em seguida, peneire o óleo com pano de algodão ou gaze, espremendo-o para que saia o máximo possível de óleo.

Por fim, acrescente 10 gotas (ou mais) de Vitamina E para auxiliar na conservação.

IMPORTANTE: não recomendamos que o óleo seja ingerido! Ele deve ser aplicado de forma tópica. Se quiser ingerir, consulte um médico e NUNCA tome alguma atitude sem o consentimento do profissional de saúde. Depois, conte como foi produzir o óleo essencial de louro!

Quer saber mais sobre o Louro?

Trata-se de uma planta que é a fonte de várias ervas populares, bem como uma especiaria usada em uma enormidade de receitas, com destaque para a culinária mediterrânea. O mais usual é que as folhas sejam adicionadas em molhos de massas, por exemplo. Na maioria das vezes, o louro é removido do prato antes de ser servido. Entretanto, eles podem ser enfeites ou até mesmo serem retirados pelo comensal. E mais: as folhas de louro, quando inteiras, costumam ter uma vida útil longa, chegando a durar um ano em armazenamento da cozinha, por exemplo.