Dicas básicas, Estações do ano

Não faça ISSO com as orquídeas no inverno!

Chegou o inverno! E provavelmente você já viu coisas boas acontecendo com as suas orquídeas no inverno, não é mesmo? Afinal, elas geralmente desenvolvem hastes novas nesse tempo mais frio, o que significa que em breve chegarão mais floradas – se é que já não chegaram!

Mas será que você está cuidando bem das suas orquídeas, mesmo? Infelizmente, há quem cometa erros nos cuidados com as orquídeas Phalaenopsis durante o inverno. Vamos ver quais são eles?

Não regue com água muito gelada

Com as temperaturas baixas, pode ser que você esteja regando errado as suas orquídeas no inverno. Por quê? Oras: porque a temperatura muito baixa pode ser ruim para as raízes. É por isso que o ideal é rega as orquídeas em horários mais quentes, ou esperar a água gélida da torneira ficar em temperatura ambiente.

Não deixe na sala pouco iluminada

No inverno, a incidência de luz é bem menor, graças à inclinação da Terra. Portanto, se a sua orquídea estava com boa iluminação na sala, pode ser que agora ela tenha menos luz neste ambiente: tente movê-la para um local mais iluminado ou externo, assim você garante a luz necessária para sua Phalaenopsis.

Não adube muito

No período do inverno, é comum que as orquídeas absorvam menos nutrientes. Por isso, é importante evitar o excesso de fertilizantes para não sobrecarregar sua planta! Assim, ao cuidar das orquídeas no inverno, pode aplicar menos fertilizante, ou até mesmo dar um tempo na aplicação!

Não regue demais

Com o tempo mais frio, a evaporação da água é também mais lenta. Por isso, é possível que a sua orquídea “peça” por menos água. Você vai reparar que o substrato fica úmido por mais tempo, então pode espaçar um pouco mais as regas!