5 mentiras que te contaram sobre as orquídeas!

O dia 1º de abril está chegando: é o Dia da Mentira! Sabendo que as orquídeas são alvo de diversos tipos de mentira, decidimos listar algumas das mentiras que te contaram sobre as orquídeas.

 

Mas, de onde vem essa celebração?

A brincadeira com a data 1º de abril surgiu no século XVI, quando a França passou a adotar o calendário gregoriano (este que utilizamos até hoje). Na época, muitos franceses não aceitavam a nova forma de marcar os dias, e continuaram a celebrar o ano novo no dia anterior, que era o 1º de abril. Com isso, diversas pessoas passaram a tirar sarro dos que não aceitavam a mudança, e começaram a enviar convites para festas que não existiam, ou então a pregar os mais variados tipos de peças.

 

Mas, afinal, quais as principais mentiras que te contaram sobre as orquídeas?

1- São difíceis de cuidar

Engana-se quem vem com esse papo de que as orquídeas são difíceis de cuidar. Infelizmente muita gente criou esse conceito porque as orquídeas têm especificidades diferentes daquelas que vêm plantadas na terra. As epífitas geralmente não gostam de água acumulada e são mais sensíveis ao sol, mas se você sabe disso, elas passam a ser até mesmo mais simples do que a maioria das plantas.

 

2- Devem ser descartadas após as flores

Quem compra um vaso florido de orquídeas pode – e deve – continuar cuidando das orquídeas em casa! Talvez o fato de serem flores mais lentas para florir, ou até mesmo para se desenvolver (em comparação com outras espécies que não são epífitas), faz com que muitas pessoas acreditem que o caminho é descarta-las. Mas isso não é verdade! O fato de terem um tempo mais longo faz com que elas sejam ainda mais incríveis, e isso nos leva para o próximo tópico!

 

3- São caras

Quanto tempo ficou florida a última flor que você comprou? Se foi uma espécie como Rosa, Lírio ou Crisântemo, provavelmente a floração durou apenas alguns dias, certo? Acontece que, quando compramos orquídeas Phalaenopsis, a floração pode durar semanas e até mesmo vários meses! Isso faz com que o preço compense ainda mais do que o valor das outras espécies de flores, fazendo com que elas sejam até mesmo mais baratas se levar em consideração o custo-benefício!

 

4- Não gostam de água

Quem foi que disse que orquídeas não gostam de água? Provavelmente alguém que não conhece essas lindas fores! As orquídeas não gostam de água ACUMULADA e detestam pratinhos de água, mas na hora de regar, você pode caprichar na quantidade. É só deixar escorrer!

 

5- Morrem fácil

É exatamente o contrário: orquídeas são resistentes demais. Se você errar nos cuidados dela e acabar deixando-a no sol, ou então perder algumas folhas para alguma praga, basta tratar da forma ideal, voltar aos cuidados básicos e continuar cuidando com todo o carinho, que ela vai voltar a ser como era. Elas são mais lentas e podem demorar alguns meses para voltar ao que eram antes, mas com paciência você volta a ter uma linda planta. Então, nada de jogar fora, hein? Elas se recuperam muito bem!